segunda-feira, 2 de novembro de 2015

CONTOS GAUCHESCOS - TREZENTAS ONÇAS

A partir de hoje começa uma série de postagens de resumos de livros importantes para o Vestibular. Iniciando com o Conto trezentas Onças do livro Contos Gauchescos.

LIVRO: Contos Gauchescos
AUTOR: João Simões Lopes Neto

Conto 1: Trezentas Onças
PERSONAGENS PRINCIPAIS: Blau Nunes, Cusco, Zaino e Guaiaca

Blau Nunes viajava até uma Estância onde devia pousar e levava consigo uma guaiaca com Trezentas Onças de ouro para o pagamento de gados que ia comprar, o zaino e um cusco que apesar de ser de seus filhos estava sempre com ele. Durante a viagem notou que o cusco todo hora olhava-o e latia sobre o rastro, como querendo dizer algo, mas ele não ligou.
Vendo no meio do caminho uma reboleira de mato decidiu sestear um pouco e ao acordar, ouvindo o barulho manso da água, despiu-se e foi banhar-se.Chegando na Estância, se deu conta de que não estava mais com a guaiaca e havia perdido as Trezentas Onças de sue patrão. Lembrou durante a sesteada ter deixado suas coisas em cima de uma pedra e decidiu voltar até lá, passou por uma comitiva de tropeiros, achou que talvez eles pudessem ter visto a guaiaca mas não perguntou nada.

Chegando na pedra não encontrou nada, pensou em se matar, com a pistola no ouvido viu as Três-Marias reluzirem na água e recuou. Voltou para a Estância decidido em admitir que perdera as Trezentas Onças. Chegando lá, entrou na sala do estancieiro onde estavam quatro paisanos e ao lado da chaleira do amargo viu a sua guaiaca cheia, com Trezentas Onças.




8 comentários:

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA - ATIVIDADE 2

BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA - ATIVIDADE 2 Pergunta 1 1 em 1 pontos Constituem uma forma relativamente simples de investi...