terça-feira, 29 de março de 2016

RESUMO DO LIVRO “DARWIN VAI ÀS COMPRAS: SEXO, EVOLUÇÃO E CONSUMO” - GEOFFREY MILLER

RESUMO DO LIVRO “DARWIN VAI ÀS COMPRAS: SEXO, EVOLUÇÃO E CONSUMO”

GEOFFREY MILLER

A obra aborda, através de indicações dos aspectos evolutivos da espécie humana, o

comportamento consumista do homem. É a percepção da cultura humana através de uma

perspectiva mais biológica. O autor inclusive aponta a necessidade de algumas modificações

no cenário atual deste comportamento a partir da combinação de características pré-históricas

e modernas. A Psicologia Evolucionista é claramente colocada em pauta para subsidiar a

análise do Homo sapiens como consumidor.

O início da apresentação se dá através da explicação do chamado “O Modelo Sensato”,

que tem a intenção de ilustrar o consumismo da modernidade e o trata como um conjunto de

diversos aspectos incluindo: intenção de exibir-se por possuir características desejáveis,

empregos, bens e serviços, instituições sociais e ideológicas, circunstâncias históricas, etc.

Tudo isto explicaria o Capitalismo Consumista aparente no início do século.

Encontramos também uma noção básica de que os produtos que adquirimos e os

serviços que contratamos estão inconscientemente ligados ao nosso potencial biológico de

agir como parceiros e amigos. Dessa forma, o autor analisa vários fatores que influenciam a

nossa possibilidade de escolha: carros, batons, videogames, livros, música, etc. Os produtos

que compramos dizem muito a nosso respeito e estão programados para mostrar aos outros

muito sobre nosso comportamento (ou como gostaríamos de ser vistos por outros olhos).

No que se trata de consumo, o autor aponta que o que conecta a evolução humana ao

comportamento consumidor é a “Teoria da Sinalização Custosa”. Esta Teoria foi desenvolvida

na Biologia Evolutiva para explicar o motivo pelo qual a seleção natural selecionou

características inúteis no que tange necessidades de sobrevivência e reprodução animal.

Inerente ao tema consumo é válido recorrer aos princípios que norteiam a cadeia do

consumismo: o marketing e a propaganda. A obra aponta que o marketing vê as preferências

de consumo por meio de preferências pré-existentes ou da criação e divulgação de novidades

através da publicidade, da invenção de marcas e das relações públicas. Porém, o marketing

atual ainda tem sérias debilidades para analisar seus consumidores, pois não inclui os

princípios da Psicologia Evolucionista na análise do comportamento consumista do ser

humano. Tudo isto devido à grande dificuldade de interação e troca de informações entre as

áreas da Psicologia e Marketing.

São definidos dois principais públicos para a atuação da Propaganda: potenciais

compradores do produto e potenciais observadores do produto que atribuirão aos

proprietários do produto características desejáveis. É apontado que o ato consumista se dá por

dois objetivos: consumo por status ou por hedonismo, para ostentar as aquisições perante o

resto da sociedade; ou para agradar a nós mesmos, os consumidores. O Consumo Conspícuo

(aquisição de materiais caros e de luxo) é uma maneira de ostentação e indicador de recursos.

O autor também aborda o narcisismo, característica do indivíduo que tem paixão por si

mesmo, sendo que este narcisismo puro provoca também o chamado Narcisismo Consumista,

este é baseado na expressão de instintos humanos de exibição que interagem com a economia

moderna.

No mundo contemporâneo, é fato que a busca por status ocorre através da ostentação

de bens e serviços de consumo. O que o livro indica é que o status de uma pessoa, na

realidade, mora na mente de quem a observa tornando essa procura por status uma tentativa

de mostrar aos outros as características que não possuímos, mas que nos instigam

superioridade em relação aos demais. Através da apresentação da Teoria da Sinalização

Custosa, o autor aborda que uma série de comportamentos humanos, que vão desde a religião

e cooperação entre grupos até o comportamento consumista, têm se mostrado uma maneira

eficiente na previsão de diversos experimentos sobre comportamento consumista.

A sociedade atual tem diversos aspectos a serem considerados no que diz respeitos as

suas atitudes. Há visivelmente uma influência evolutiva e uma consumista no comportamento

observado na atualidade. Ultimamente, o ato de comprar tem sido um fator determinante da

nossa personalidade e de como nós somos influenciados pelas campanhas de marketing. Os

produtos se tornaram uma fonte de atração, podendo ser os responsáveis pela conquista de

amigos e parceiros sexuais, mesmo que as características que eles tentam ostentar não sejam

verdadeiras. O mundo consumidor se tornou um mundo de possibilidades, onde qualquer

pessoa pode aparentar o que quiser sem necessariamente ser. Diante disso, o autor estabelece

parâmetros para o consumo que, segundo ele, podem transformar a vida em sociedade,

atrasando a degradação do meio ambiente e fazendo com que a espécie humana evolua um

pouco mais.

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